A população obesa vem crescendo mundialmente, estima-se que existam mais de 20 milhões de pessoas obesas no Brasil. O montante representa o dobro do valor quando comparamos a dados de três décadas atrás, caracterizando a obesidade como um importante problema de saúde pública.
No Rio Grande do Sul, os últimos dados apontam para o acometimento em torno de 23% dos gaúchos em condições de obesidade. Quando modificamos para sobrepeso, esse número é ainda mais alarmante, podendo chegar a 60% da população gaúcha.
A obesidade é doença crônica caracterizada por acúmulo excessivo de gordura corporal que desencadeia um estado inflamatório capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento ou o agravamento de doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, síndrome metabólica, doença cardiovascular e inclusive câncer. A obesidade, portanto, deve ser encarada como uma doença que necessita de acompanhamento médico especializado e contínuo.
O médico nutrólogo é capacitado para manejar a obesidade investigando suas causas, propondo plano alimentar adequado e individualizado para emagrecimento e, se necessário, uso de medicamentos (farmacoterapia).