A Nutrologia é uma especialidade médica (reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina) que se dedica à pesquisa e à avaliação dos efeitos da ingestão de nutrientes no organismo.
Dessa forma, elabora diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos excessos ou deficiências na ingestão de nutrientes ou àquelas em que o manejo nutricional interfere direta ou indiretamente em sua evolução.
A atuação do médico nutrólogo visa `a manutenção da saúde e a redução do risco de doença. Da mesma forma, objetiva usar a alimentação ou a suplementação como forma de promover melhora da qualidade vida e longevidade.
Sobre as áreas de atuação do médico nutrólogo, destacam-se:
- Diagnosticar e tratar as doenças nutrológicas ou nutroneurometabólicas como por exemplo: a obesidade, a hipertensão arterial sistêmica, o diabetes mellitus, a síndrome metabólica, desequilíbrios e doenças causadas por deficiências nutricionais assim como a subnutrição ou o risco nutricional causados tanto por ingestão inadequada quanto por doenças ou hábitos que impeçam a absorção de nutrientes.
- Identificação de hábitos alimentares adequados ou inadequados assim como hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, corrigindo-os e adotando farmacoterapia e/ou suplementação quando necessário, promovendo prevenção e tratamento adequados a cada situação.
- Avaliação de transtornos ou comportamentos alimentares que requerem tratamento específico.
- Orientações sobre novos hábitos de vida capazes de gerar e manter saúde.
- Acompanhamento do estado nutrológico por meio de avaliação realizada tanto pelo exame físico, quanto por exames complementares (laboratoriais ou de imagem).